Os exercícios respiratórios já conquistaram seu espaço na medicina. São amplamente utilizados nos tratamentos de diversas patologias.
Fáceis de serem realizados e quando bem aplicados não possuem efeitos colaterais. Muitos são os benefícios:
- Incentivam respiração profunda e diafragmática (que é o tipo de respiração mais fisiológica);
- Melhoram a expansibilidade pulmonar e a mobilidade torácica;
- Permitem reversão de colapso pulmonar (reversão de atelectasias);
- Otimizam as trocas gasosas (com consequente aumento da oxigenação);
- Reduzem as complicações pulmonares nos períodos de pós-operatórios;
- Promovem bom condicionamento respiratório no pré-operatório de diversas cirurgias permitindo as pessoas realizarem as cirurgias com maior segurança;
- Previnem quadros de infecções respiratórias;
- Manutenção dos volumes e capacidades pulmonares de pessoas que ficam acamadas;
- Fortalecem a musculatura respiratória (reabilitação pulmonar, levando a melhora da qualidade de vida- ex: portadores de DPOC);
- Aliviam a dispnéia (falta de ar);
- Auxiliam na eliminação das secreções pulmonares (evitam o acúmulo de secreções traqueobrônquicas);
- Diminuem o trabalho respiratório;
- Minimizam os efeitos deletérios do envelhecimento sobre o sistema respiratório.
Exercícios respiratórios no Pré e Pós - Operatório de cirurgias cardíacas, torácicas e abdominais
As complicações pulmonares são freqüentes no pós-operatório de qualquer cirurgia, porém procedimentos cirúrgicos cardíacos, torácicos e abdominais quando comparados a outras cirurgias apresentam uma probabilidade maior do surgimento dessas complicações. Por isso devemos melhorar a performance respiratória antes dos procedimentos cirúrgicos.
No Pré-operatório o objetivo é a melhora do quadro respiratório (principalmente dos portadores de doenças pulmonares e/ou cardíacas e tabagistas) para um pós-operatório mais tranqüilo. Realizamos exercícios respiratórios, para melhorar a expansibilidade pulmonar, aumentar a mobilidade torácica, fortalecer a musculatura respiratória e otimizar as trocas gasosas. Todos os exercícios visam preparar o sistema respiratório para que a cirurgia ocorra com tranqüilidade e sem danos ou complicações para os pacientes.
No pós operatório os exercícios são fundamentais, para fazer a prevenção das complicações respiratórias. São indicados para promover respiração profunda e incentivar a respiração diafragmática, melhoram a expansibilidade pulmonar, evitar os quadros de colapso pulmonar (atelectasia), revertem os quadros de atelectasias, otimizam as trocas gasosas evitando e/ou reduzindo o uso de oxigênio e auxiliar na eliminação das secreções pulmonares.