O principal sintoma da fibromialgia é o aparecimento de dor em todo o corpo, no entanto, essa manifestação também pode ser acompanhada de:
Maior sensibilidade em alguns pontos do corpo;
Cansaço excessivo;
Rigidez muscular;
Dor de cabeça recorrente;
Dificuldade para dormir;
Problemas de memória e concentração.
Em alguns casos, também podem surgir outros sintomas menos frequentes como formigamento nas mãos e/ou pés, dor na mandíbula ou problemas digestivos, especialmente síndrome do intestino irritável.
Os exercícios de alongamento ajudam no tratamento da fibromialgia porque promovem o relaxamento, melhoram a circulação sanguínea, a mobilidade e a flexibilidade muscular.
Os alongamentos vão recuperar o comprimento muscular funcional, aliviando os pontos de tensão e realinhando a postura. Eles devem ser sustentados em posição de médio desconforto e mantidos por pelo menos 30 segundos. No portador de fibromialgia, o ideal é realizá-los com frequência igual ou superior aos aeróbicos.
Um ótimo exercício de alongamento para fibromialgia é deitar-se de costas e dobrar os joelhos junto ao peito, mantendo a posição durante cerca de 30 segundos, e depois dobrar os joelhos para o lado direito enquanto se vira a cabeça para o braço esquerdo, que deve estar esticado em um ângulo de 90 graus com o corpo, mantendo a posição cerca de 30 minutos. Deve-se repetir o exercício também para o outro lado.