Os exercícios isométricos são definidos como resistência sem movimento, desenvolvendo-se tensão muscular, porém o músculo não encurta nem alonga. É um tipo de atividade física que trabalha os músculos sem a necessidade da amplitude dos movimentos
Um dos grandes benefícios do exercício isométrico estão sua capacidade de reduzir a sobrecarga nas articulações. Além disso, desenvolve uma maior resistência dos ligamentos, aumenta a flexibilidade, melhora a coordenação e o equilíbrio.
95 exercícios de pranchas e esfinges para você!
Por isso, é muito habitual para a isometria acontece na recuperação de movimentos de idosos e de pacientes vítimas de lesões. Em ambos os casos, o objetivo é recuperar a mobilidade articular. Para quem está com algum tipo de privação, o recomendado é procurar um fisioterapeuta.
O trabalho do Fisioterapeuta vai além dos exercícios isométricos. Exercícios de isometria podem ser feitos isolados ou em combinação entre outras atividades dinâmicas, visando um maior fortalecimento da musculatura. Em algumas situações, as pessoas podem fazer a transição incluindo movimentos com pequenas amplitudes articulares, aproveitando o ganho de força já gerado pela isometria realizada anteriormente.
Outro ponto importante no processo de fortalecimento é a atenção aos exercícios proprioceptivos, que são basicamente trabalhados através do equilíbrio corporal, fortalecendo assim o músculo específico do corpo que você deseja trabalhar.
É importante lembrar que os exercícios de isometria não são indicados para sedentários, idosos, fumantes ou hipertensos, já que aumentam a pressão sanguínea.