Quantcast
Channel: Fisioterapia
Viewing all 3044 articles
Browse latest View live

Saiba como é a atuação do fisioterapeuta do trabalho

$
0
0

http://www.phdsaudecorporativa.com.br/site/template/images/Curso-Ergonomia-Trabalho.jpg

Não é novidade que a fisioterapia vem demonstrando à sociedade sua importância, conquistando espaço a cada dia, em especialidades bem definidas e fundamentadas cientificamente em resultados.

Assim como tem – se diversas áreas de atuação da fisioterapia a área ocupacional também tornou – se uma especialidade, pois havia a necessidade em se ter um profissional especializado que atendesse essa alta demanda de adoecimentos relacionados ao trabalho, atendendo aos agentes etiológicos destes acometimentos em sua base – o movimento, a postura, o sistema musculotendíneo.

Em meados de 1998 os profissionais de fisioterapia passaram a ter alguma visibilidade, principalmente por sua atuação junto ao processo de reabilitação dos trabalhadores lesionados.

Para o tratamento fazia-se necessário compreender o processo etiopatogênico, e destes estudos surgiram à intervenção deste profissional junto a projetos e programas preventivos dentro das empresas, como Laudos ergonômicos, por exemplo.

Dessa forma falando em recuperação de lesões é de suma importância que seja criado um link entre a instituição de tratamento e a empresa, objetivando a efetivação da recuperação do colaborador favorecendo a qualidade de vida e de trabalho deste indivíduo.

Atuações do fisioterapeuta do trabalho:

  • Participar efetivamente dos exames admissionais, periódicos e demissionais;
  • Analisar o ambiente de trabalho para identificar fatores de riscos a saúde dos trabalhadores (Segmento em Sobrecarga Biomecânica – SSB) e propor medidas corretivas e preventivas;
  • Realizar Laudo Ergonômico de trabalho;
  • Participar de Comitê de Ergonomia (COERGO);
  • Intervir praticamente em ações preventivas, como campanhas, feiras de saúde, Ginástica Laboral, Ginástica de Pausa, treinamentos, Job rotation;
  • Contribuir para a adequada execução da NR's;
  • Realizar tratamento fisioterapeutico como medida de prevenção secundária;
  • Realizar a integração e reinserção de colaboradores pós-lesões que retornam a suas atividades laborativas;
  • Realizar laudos cinesiológicos-funcionais para passivos trabalhistas;
  • Realizar assistência técnica judicial (Perícia Judicial e Perícia Técnica em Insalubridade e Periculosidade).
  • Dinamometria e eletromiografia de superfície.

Fonte


Saiba mais sobre as fraturas de clavícula

$
0
0

http://www.ortomedicamooca.com.br/images/250px/clavicula1.jpg

As fraturas da clavícula,  a fratura do osso na região superior do peito que está entre o esterno (osso do centro do tórax) e a escápula (lâmina do ombro) são frequentes, podendo acometer crianças e adultos e ocorrendo, geralmente, por conta de traumas diretos ou indiretos no membro superior. Podem ocorrer em acidentes ciclísticos, motociclísticos, quedas de cavalo, no futebol ou demais esportes e, em recém-nascidos, durante o trabalho de parto.

A clavícula, na parte de cima do peito e muito perto do ombro é praticamente impossível que tenham que dispor de um gesso para imobilizar o peito todo e o ombro; e a operação não é necessária a menos que a clavícula tenha se partido em vários fragmentos ou esteja afetando nervos ou artérias. Pois é, quando você quebra sua clavícula, geralmente vai sair do hospital com alguns calmantes para a dor e advertido de que NÃO pode mover o braço

A fraturas que apresentam maiores desvios, fraturas expostas ou acompanhadas de fraturas de outros ossos, associadas a lesões vasculares e fraturas do terço distal da clavícula, são indicações de tratamento cirúrgico. Neste caso, em geral é realizada a colocação de placa e parafusos para fixação da fratura, mas também podem ser utilizados outros materiais, como hastes flexíveis.

O tempo de consolidação da fratura é ao redor de seis a oito semanas e deve ser acompanhado pelo ortopedista,

Dicas para evitar a cistite

$
0
0
http://www.abc.med.br/fmfiles/index.asp/::places::/abcmed/Cistite.-Como-ela-ocorre-2.jpg

Escherichia coli (E.coli) é o nome da bactéria responsável por 80% das infecções urinárias, cujo tratamento é feito com antibióticos, sob orientação médica. A realidade, porém, é que após alguns episódios de infecção urinária, a mulher se automedica, tendo como agravante o fato de que a exposição rotineira aos antibióticos causa resistência bacteriana e não previne o problema. Ao mesmo tempo, o tratamento só funciona enquanto a paciente está sob efeito de remédios e a infecção pode voltar pouco tempo depois de terminado o tratamento.

Porem há algumas dicas que se pode seguir para a prevenção. Veja:

- Beba bastante líquido (pelo menos 1 litro ao dia). Para prevenir as cistites recidivantes, experimente sucos (250 ml ao dia) de plantas com bagas (arando vermelho, cranberry) pois estes são bastante eficazes.

-
Lute contra a fadiga e o estresse, pois ambos podem ser responsáveis pelo aparecimento da cistite, através do enfraquecimento do sistema imunológico. Você pode tomar fortificantes e vitaminas para fortalecer o sistema imunológico.

Aumente suas defesas imunológicas, através da sauna, por exemplo, e de uma alimentação saudável, composta de frutas que são ricas em vitaminas (evite as frutas cítricas,) ou probióticos ( iogurtes, lactobacilos, ...).
Você pode também tomar remédios à base de equinácea, vitamina C ou medicamentos imunoestimulantes à base de extratos de germes, como a bactéria E.Coli, para reforçar o sistema imunológico.

- Utilize roupas quentes no inverno, evite roupas íntimas muito apertadas, curtas ou sintéticas (dê preferência às confecções em algodão). As jovens devem tomar cuidado com a moda da barriga à mostra no inverno, pois o frio fragiliza o sistema imunológico, sendo assim, o risco de obter uma cistite aumenta.

- Troque regularmente suas roupas íntimas para evitar o aparecimento de agentes infecciosos.

- Trate e previna qualquer problema de prisão de ventre o quanto antes, pois esta pode favorecer a fermentação intestinal que por sua vez, poderá levar a uma propagação das bactérias em direção às vias urinárias.

Urine sempre que tiver vontade, não é aconselhável "segurar o xixi", pois neste caso os germes podem se proliferar mais facilmente.

- Tenha uma boa higiene íntima. O uso de sabonetes ou cosméticos muito fortes pode favorecer a entrada de agentes infecciosos.

- Em algumas mulheres, após as primeiras relações sexuais, pode sobrar alguns restos do hímen, que impedem uma boa evacuação da urina e podem provocar cistites. Devido a isso, algumas mulheres conseguem observar uma redução e até mesmo a interrupção das cistites após o nascimento do primeiro filho.  Para isso, o parto deve ser normal, pois isso ajudará a evacuar de maneira natural os restos do hímen. Em alguns casos, o médico poderá propor uma cirurgia para retirar estes restos.

- Respeite os conselhos de higiene no banheiro, as mulheres devem se limpar de frente para trás, em direção ao ânus, para evitar a contaminação das vias urinárias por agentes infecciosos fecais.

- As relações sexuais podem, às vezes, favorecer o aparecimento de cistites, portanto é aconselhado beber antes da relação e urinar (esvaziar a bexiga) logo depois, já que isso permite a eliminação de determinados germes que podem provocar uma cistite.

- Evite as jacuzzi (elas podem estar infectadas por inúmeros germes)

- Se você está na menopausa, deve saber que a secura vaginal sintomática desta pode favorecer as infecções urinárias. Converse com o seu médico para agir de forma preventiva, se for o caso.

- Evite o uso de absorventes externos, especialmente entre as mulheres com cistite de repetição. Prefira os internos.


Legalização Consultório ou Clínicas de Fisioterapia

$
0
0

http://api.ning.com/files/kjDKFhhGQ5mVa2BMGPDHDLjqzrS7CaD66O3ZVwYBsUWnrFmzVMVMjw3ec4*p8k10c1NHbj0X*EyqpvHHGlCwq9gqE75q3gNY/Erica9parablog.jpg

Para Legalização Consultório ou Clínicas de Fisioterapia (Fisioterapeutas) providenciamos seu Alvará da Vigilância Sanitária (CMVS), Alvará de Funcionamento Prefeitura) em 2 dias. Fazemos seu CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) e sua LIMPURB (Coleta Lixo clínica/Consultório) em 3 dias. Solicite Visita de nossos Consultores ou envie os documentos necessários por e-mail.

 Legalização Consultório ou Clínicas de Fisioterapia:

  •  Alvará da vigilância
  •  CNES (Cadastro Nacional Estabelecimento de Saúde)
  •  Alvará de funcionamento
  •  LIMPURB
  •  Receituários
  • CCM  Pessoa Física

 

CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, documento necessário para os médicos se credenciarem com os convênios e manterem os convênios que já atende exigido pela ANS (Agência Nacional de Saúde), também agora exigido para atender reembolso, ou seja se você forneceu recibo para alguém que tenha reembolso, este só receberá de seu convênio caso o recibo possua o número de seu CNES.

 

Documento necessário para tirar – Protocolo do alvará da vigilância

 

Alvará da Vigilância Sanitária – Exigido a qualquer profissional da área da saúde para poder atender, caso o estabelecimento receba visita e não tenha este doc. é multado, além do mais, para tirar o CNES é exigido o alvará da vigilância. Lembrando que caso receba visita e não possua este Documento ou nem mesmo o protocolo o mesmo e multado. Para tirar o Alvará da Vigilância – Pessoa Física – CRM (Medicos), ou Carteira de Classe. Se for Pessoa Jurídica –Acrescer CNPJ e Contrato Social da Empresa.

 Alvará de Funcionamento – Exigido para abrir qualquer Consultório ou Clínicas, e é importante para renovação do CREMESP, necessario para o Credenciamento de Convênios, Extensões, Bancos, Empréstimos, etc…. Lembrando que caso receba visita dos fiscais da prefeitura e não Tenha o Protocolo ou o Alvará, voce sera multado, uma vez que a fiscalização se intensificou, justamente para todos se legalizarem.

Para tirar – Pessoa Jurídica – CRM ou Carteira de Classe, CNPJ, capa do IPTU e CT Social. Pessoa física – CRM ou Carteira de Classe, Capa do IPTU.

Fonte

A dupla que combate a celulite

$
0
0
http://www.esteticafeminina.com/wp-content/uploads/2013/09/tratamento-celulite.jpg

Horas sentadas, escorregões na dieta e alguma influência genética fazem deste o problema de beleza mais temido no cotidiano feminino. Cerca de 85% das mulheres com mais de 35 anos convivem com a celulite.

Esse tipo de inflamação está dividido em três graus, dependendo da profundidade dos buraquinhos e até da consistência da pele (mais firme ou mais flácida). No nível 1, a celulite aparece quando a pele é pressionada, enquanto no 2 nenhum estímulo é necessário para notar o problema. Já o grau 3, além de apresentar furinhos profundos, largos e em grande quantidade, pode provocar sensação de dor.

Nenhum tratamento estético contra celulite funciona sem alterações na dieta e prática de exercícios fisícos. É preciso reduzir o consumo de açúcar e de gorduras, além de tomar muita água. Exercícios aeróbios ajudam na queima de gordura localizada, enquanto a musculação dá mais firmeza para a pele.

Portanto, antes de desenvolver qualquer tratamento com eletroterapia ou terapias manuais, é importante a consciência da importância da manutenção da dieta e a inserção dos exercícios na rotina.

Terapias Manuais e a Artrose

$
0
0

http://4.bp.blogspot.com/-RWsMoLaG6Ng/Udg-ktAj5PI/AAAAAAAAHng/A-HvONnnzGk/s400/massagista+homem.jpg

Não é novidade para ninguém que as terapias manuais são aliadas da Fisioterapia para o tratamento das mais varias doenças. E nao seria diferente cm a artrose, uma doença que aparece (E MUITO!) nos consultórios e clínicas de fisioterapia localizadas Brasil afora. 

Acesse o Faça Fisioterapia

Antes de falar das terapias manuais, vamos falar da artrose. A artrose é a destruição progressiva dos tecidos que compõem a articulação, em particular a cartilagem, fazendo com que o paciente sinta dores, deformações e limitação nos movimentos. Todas as articulações podem ser afetadas, principalmente, joelhos, pés, coluna e os ombros. Estudos americanos apontam que mais de 50 milhões de pessoas apresentam a enfermidade e que é a doença reumática que mais prevalente entre as mulheres com mais de 65 anos de idade. Estima-se que 4% da população brasileira apresentem artrose.A doença é a quarta no ranking das aposentadorias por invalidez segundo os dados da previdência social brasileira.

Se formos pensar no tratamento dela, muitos tratamentos para artrose envolvem uma combinação de técnicas que levam em consideração as necessidades, o estilo de vida e a saúde do paciente.O objetivo é sempre controlar a dor para que esse paciente possa levar uma vida sem tantas limitações. A fisioterapia deve ser feita logo no início da descoberta da doença, porque atua na diminuição da dor, diminuição da inflamação,aumento da flexibilidade, melhorando a qualidade de vida.

Por se tratar de uma doença crônica que leva a uma incapacidade funcional o tratamento deve ser multidisciplinar e indivdual, ja que cada pessoa tem a sua característica.

Articulações mais afetadas pela artrose

Mãos- Mulheres têm maior probabilidade de desenvolver artrose nas mãos, sendo que a maioria dos casos acontece depois da menopausa. Quando a artrose desenvolve-se nas mãos, pequenas saliências ósseas podem aparecer nas extremidades das articulações dos dedos.Consequencias: dedos inchados, doloridos, duros e entorpecidos.

Joelhos - Sintomas de artrose no joelho incluem rigidez, inchaço e dor, que tornam difícil andar, subir escada, sentar e levantar.

Quadril - Os sintomas da no quadril incluem dor e rigidez na própria articulação. Porém, em alguns casos, a dor é sentida nas nádegas, virilha, coxas e até nos joelhos. Artrose no quadril pode limitar a movimentação, tornando atividades cotidianas, como vestir-se extremamente limitante

Coluna vertebral- Pode aparecer como rigidez e dor no pescoço ou região lombar. Em alguns casos, alterações na coluna relacionadas à artrose podem causar pressão nos nervos , resultando em fraqueza ou entorpecimento dos braços ou pernas

Objetivos do tratamento

· Aliviar a dor
· Reduzir a inflamação
· Diminuir os danos às articulações
· Melhorar a qualidade de vida do paciente
· Melhorar a capacidade funcional do paciente
· Diminuir o estresse sobre as articulações
· Proporcionar relaxamento
· Liberar as articulações
· Corrigir as compensações e melhorar a flexibilidade

Recomendações aos pacientes com Artrose

- É importante que o paciente com artrose mantenha boa saúde, elimine os fatores de risco, como o excesso de peso corporal e preserve a força muscular.

- Reconhecer a própria responsabilidade no controle do tratamento é essencial.Ter disciplina com as sessões de Acupuntura,RPG e/ou Osteopatia

- O equilíbrio entre atividades físicas e o repouso é fundamental, especialmente nas articulações que suportam peso.

- A continuação do tratamento é fundamental para o progresso e alívio das dores

Com ajuda daqui

A importância da avaliação da Fisioterapia na disfunção temporo-mandibular

$
0
0
http://stillbilbao.com/wp-content/uploads/2014/07/Fisioterapia-Conservadora-2-600.jpg

Um das especialidades que atendo na minha vida profissional é a Fisioterapia na ATM. Lembro que o primeiro curso que eu fiz, ainda na faculdade, minha orientadora de estágio falou: você tem que ser meticulosa  para trabalhar com ATM, mais do que é como fisioterapeuta de outras especialidades.


A Articulação temporo-mandibular, para a maioria das pessas, é a articulação que mais trabalha durante o dia e entre os seus movimentos estão o falar, mastigar, deglutir, bocejar.

Quando há algum problema nela, chamamos de DTM, disfunção temporo-mandibular. E são três os fatores que levam a essa disfunção:

* Fatores neuromusculares, parafunção;
* Fatores anatômicos (oclusais), sobrecarga, patologia articular;
* Fatores psicológicos, estresse.

As articulações temporomandibulares, juntamente com os músculos da mastigação, são uma área complexa para se avaliar, em virtude da sua estreita relação e fixações em estruturas da cabeça, pescoço, ombro e tórax. Forças repetitivas anormais em atividades ocupacionais e atléticas podem levar a dor e desordem da articulação temporomandibular. Desvios posturais tais como pronação de um pé, perna curta ou escoliose (curvatura lateral da coluna) causam assimetria na altura do ombro e inclinação da cabeça com forças craniovertebrais alteradas. No plano sagital, a postura da cabeça para frente produz importantes alterações nas relações craniovertebrais (aumento ou retificação das curvaturas fisiológicas).

A relação postural x DTM, amplamente discutida por profissionais que atuam na área é o ponto de partida para o profissional entender como pode curar o paciente. Salvo grandes traumas ou doenças sistêmicas, descobrir o que anda causando a disfunção no paciente faz parte da base para o sucesso do tratamento. Tartar sintomas é importante, sem dúvidas. Mas ser meticulosa (o) - olha a professora do estágio tendo razão - para descobrir o problema postural ou orgânico, por exemplo, do que está causando esse desequilíbrio vai te trazer mais rápido o sucesso do tratamento.

Boa sorte!

Texto editado por Daniela Souto, Fisioterapeuta e professora de Educação Fisica.

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone Google+ Ícone Instagram

Papel importante da Fisioterapia Respiratória

$
0
0

http://www.reabilitefisioterapia.com.br/imagens_gerais/respiratoria.jpg

Uma das coisas que mais me deixam satisfeita na fisioterapia é quando alguém reconhece a nossa importância. Outro dia fui atender um paciente com dores na coluna e conversando sobre a profissão ele me disse que a fisioterapia, outrora, tinha salvado a vida dele, o fazendo melhorar de uma pneumonia, que tinha evoluído para o quadro hospitalar.

Acesse o Faça Fisioterapia

A fisioterapia respiratória é mesmo uma área importante da da profissão que atende milhões de pacientes e melhoram a sua qualidade de vida. É possível obter-se bons resultados com as técnicas respiratórias em doenças como asma, doença broncopulmonar obstrutiva crônica (DBPOC), enfisema pulmonar e pneumonias. Na maioria destas doenças, o paciente possui déficit no padrão ventilatório, aumento da quantidade de secreção (catarro) e associado a medicação estão os exercícios respiratórios que são ensinados para o paciente realizar tanto na clínica de fisioterapia como em casa tendo como os principais objetivos:

• Alívio da falta de ar

• Redução do trabalho da respiração forçada facilitando o ato de respirar

• Redução da incidência de complicações pulmonares

• Melhora da ventilação e deslocamento do catarro.

Apesar de poder ser praticada em vários lugares, a grande atuação da fisioterapia respiratória hoje, no entanto, ainda é no âmbito hospitalar, com um papel importante no tratamento de pacientes acamados especialmente nas UTIs. A fisioterapia tem se demonstrado imprescindível na equipe de UTI, prevenindo a insuficiência respiratória após a retirada dos aparelhos de respiração artificial, utilizando recursos disponíveis para liberação de vias aéreas, prevenção de problemas motores oriundos da imobilidade no leito hospitalar.

Os profissionais que trabalham nessa área tem a certeza que  está indicada para pacientes preconizando minimizar a retenção de secreção pulmonar, melhorar a oxigenação, e principalmente promover a prevenção de pneumonias ou de agravo no quadro de saúde do paciente acamado tanto no hospital como em casa."


Fisioterapia na incontinência urinária infantil

$
0
0
http://cdn.encuentos.com/wp-content/uploads/2012/03/enuresis-infantil.jpg

Embora tenha muita gente que associe a incontinência urinária a adultos e a pessoas mais idosas, uma parte da população também pode sofrer com ela: as crianças.  Isso ocorre quando após os 5 anos, a criança não consegue 'prender o xixi', tendo a perda de forma involuntária e repetida.
  • Repetidas infecções urinárias;
  • Problemas da anatomia do sistema urinário;
  • Bexiga hiperativa, em que os músculos que servem para impedir a saída da urina contraem-se involuntariamente, forçando a urina a sair;
  • A criança ignorar os sinais e evitar ir ao banheiro para não ter que parar de brincar, ou por não gostar de utilizar o banheiro da escola, fazendo com que a bexiga encha muito e com que a ela se urine.
A fisioterapia, assim como nos adultos, se torna uma opção de tratamento para esse problema com exercícios que ajudam a criança a fortalecer e controlar a musculatura da bexiga além de trazer uma disciplina para  momento da urina da criança. Inclusive durante a noite, pode-se colocar um despertador para estimular o hábito da criança de levantar para fazer xixi.

A fisioterapia também pode fazer uso da técnica de neuroestimulação sacral, em que é colocado um eletrodo na região entre o fundo das costas e as nádegas para estimular o controle do esfíncter da bexiga.

Com ajuda daqui

Como se dá a Plasticidade Cerebral depois do AVC

$
0
0

http://www.jstreinamentos.com.br/jswp/wp-content/uploads/2013/07/Neuroplasticidade-by-JS-Treinamentos-Coaching.jpg

Plasticidade neuronal é a capacidade do sistema nervoso em alterar sua forma e função no decorrer da vida em função das exigências
adaptativas ambientais. O conceito mostra-se muito amplo: vai desde uma alteração muito extensa, por exemplo, após um traumatismo
cranioencefálico ou mesmo após um grande acidente vascular encefálico, até alterações sutis, tais como o aprendizado de um novo conceito.

Estudos com neuro-imagens de indivíduos com AVC, indicaram modelos de ativação pós-lesão que sugerem reorganização funcional tanto no córtex adjacente quanto no hemisfério contralateral. Investigações morfológicas mostraram que este tipo de plasticidade é mediado por proliferação de sinapses e brotamento axonal.

As alterações celulares que acompanham estas teorias são:

1. Brotamento ou Sprouting: ocorre um novo crescimento a partir de axônios. Envolve a participação de vários fatores celulares e químicos; resposta do corpo celular e a formação de novos brotos; alongamento dos novos brotos; e a cessação do alongamento axonal e sinaptogênese.

2. Ativação de Sinapses Latentes: quando um estímulo importante às células nervosas é destruído, sinapses residuais ou dormentes previamente ineficazes podem se tornar eficientes.

3. Supersensitividade de Desnervação: demonstrada no núcleo caudado, ocorre após processo de desnervação, na qual a célula pós-sináptica torna-se quimicamente supersensível devido a um desvio na supersensitividade (pré sináptica) causando acúmulo de acetilcolina na fenda sináptica ou por alterações na atividade elétrica das membranas.

Outro mecanismo ainda em fase de testes é o de transplante de células. O uso do transplante, combinado com um treinamento adequado,  demonstra que pode haver recuperação através deste associado com programas de reabilitação, com melhora na habilidade motora

Reorganização Neural Após Lesão Decorrente de AVE

Estudos usando tomografia por emissão de pósitrons (Positron Emission Tomography – PET) e imagem por ressonância magnética funcional (functional Magnetic Resonance Imaging – fMRI) sustentam o princípio da reorganização funcional do SNC após o AVE.       

O efeito da plasticidade decorrente da lesão no SNC pode depender da natureza dos circuitos neuronais individuais e dos níveis de especificidade desses circuitos. As respostas "plásticas" representam tentativas de reorganização neural que podem resultar na recuperação da função específica ou desencadear resultados indesejados como a formação de conexões inadequadas para a execução das atividades funcionais, incluindo complicações como as sinergias patológicas e a espasticidade. Quanto mais precisa for a reorganização das conexões restauradas, mais eficiente será a recuperação da função.

Estar atento a resposta do paciente nas terapias realizadas é o ponto de partida para o sucesso do tratamento e para a plasticidade acontecer.

Promoção Kit 10 cds de Fisioterapia - Completo!

$
0
0

O profissional de Fisioterapia não pode ficar desatualizado. Novas técnicas e novos tratamentos surgem a cada dia para facilitar o atendimento a pacientes.

Veja mais informações aqui

Preparamos esse kit que facilitará a vida de muitos fisioterapeutas.  São 10 cds de conteúdo com atlas específicos, matérias de faculdade e artigos cientificos que farão com que seu estudo fique mais completo e ATUALIZADO. Esse SUPER KIT contém cds nas especialidades:

1) Fisioterapia Geral
2) Fisioterapia Traumato-Ortopédica
3) Fisioterapia Neurológica
4) Fisioterapia Reumatológica
5) Fisioterapia Desportiva
6) Fisioterapia Respiratória
7) Fisioterapia em UTI
8) Fisioterapia em ATM
9) Fisioterapia Pediátrica
10) Fisioterapia Cardiológica

Isso tudo por apenas R$ 69,90 e você pode PARCELAR no CARTÃO! FRETE GRÁTIS!

Promoção Kit 10 cds de Fisioterapia - Completo!

$
0
0

O profissional de Fisioterapia não pode ficar desatualizado. Novas técnicas e novos tratamentos surgem a cada dia para facilitar o atendimento a pacientes.

Veja mais informações aqui

Preparamos esse kit que facilitará a vida de muitos fisioterapeutas.  São 10 cds de conteúdo com atlas específicos, matérias de faculdade e artigos cientificos que farão com que seu estudo fique mais completo e ATUALIZADO. Esse SUPER KIT contém cds nas especialidades:

1) Fisioterapia Geral
2) Fisioterapia Traumato-Ortopédica
3) Fisioterapia Neurológica
4) Fisioterapia Reumatológica
5) Fisioterapia Desportiva
6) Fisioterapia Respiratória
7) Fisioterapia em UTI
8) Fisioterapia em ATM
9) Fisioterapia Pediátrica
10) Fisioterapia Cardiológica

Isso tudo por apenas R$ 69,90 e você pode PARCELAR no CARTÃO! FRETE GRÁTIS!

Indícios de hipertensão secundária

$
0
0

http://www.maceio.al.gov.br/wp-content/uploads/admin/imagem/2014/06/hipertensao-5279555a3def2.jpg

A Hipertensão Arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte, fi cando acima dos valores considerados normais. Apesar de o valor normal de pressão arterial ser de 120x80 mmHg, considera-se que a pressão esteja alta apenas quando os valores forem superior a 140x90 mmHg.

Durante a avaliação de um paciente hipertenso, alguns achados da anamnese e do exame físico servem como indício de que causas secundárias podem estar presentes. Nestes casos, uma abordagem direcionada e criteriosa permite um correto diagnóstico, evitando os exames muitas vezes desnecessários e caros na investigação de hipertensão secundária.

 Indícios de hipertensão secundária

  • Início de hipertensão antes dos 30 anos ou após os 50 anos de idade
  • Hipertensão arterial refratária à terapia
  • Relatos de roncos frequentes, pausas respiratórias frequentes durante a noite e sonolência diurna
  • Aumento de creatinina sérica
  • Exame de urina anormal (proteinúria ou hematúria)
  • Uso de fármacos e drogas que podem elevar a pressão arterial
  • Fácies ou biótipo de doença que cursa com hipertensão: doença renal, hipertireoidismo, acromegalia, síndrome de Cushing
  • Presença de sopros abdominais
  • Assimetria de pulsos femorais
  • Hipopotassemia espontânea (< 3 mEq/L)
  • Tríade de feocromocitoma: palpitações, sudorese e cefaléia de aparecimento concomitante e em crises

 

Causas de Hipertensão Secundária

As principais causas de hipertensão secundária estão na Tabela 7.

  • Síndrome da apnéia obstrutiva do sono
  • Doença renal crônica
  • Hipertensão renovascular
  • Aldosteronismo primário
  • Coarctação da aorta
  • Síndrome de Cushing
  • Hipertensão induzida por drogas
  • Uropatia obstrutiva
  • Feocromocitoma
  • Doenças da tireóide ou paratireóide

Quiropraxia: conheça as vantagens e as desvantagens da terapia

$
0
0
http://www.regianewiens.com.br/img/quiro.jpg

A quiropraxia é um tratamento cada vez mais procurado no Brasil. Ela é considerada a terceira maior profissão na área da saúde do mundo, reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma medicina complementar com enfoque na coluna vertebral e o efeito que a disfunção nesta estrutura pode causar à saúde em geral. A relação da disfunção da coluna vertebral com a saúde em geral se deve à ligação da coluna vertebral ao sistema nervoso. A quiropraxia age na causa principal do problema e não somente nos sintomas (diferente que a medicina alopática).

A quiropraxia (prática – cura pelas mãos) é uma técnica milenar, já conhecida pelos chineses, hindus e egípcios antigos. Porém, apenas no século XIX David Palmer desenvolveu esses conhecimentos e criou a moderna quiropraxia que trabalha o relacionamento entre a estrutura musculoesquelética (coluna/articulações) e a função (fluxo de informação), comandada principalmente pelo sistema nervoso.

Aplicar a quiropraxia significa liberar essas entradas e saídas do fluxo interno de informação no organismo, reduzindo a entropia e mantendo dessa forma um equilíbrio orgânico e saudável para qualquer indivíduo.

A quiropraxia utiliza principalmente o ajuste – que são manobras rápidas e indolores, podendo gerar um estalo, feitas em um segmento especifico. Visa diminuir a dor, devolver a movimentação normal da articulação da coluna e relaxar a musculatura. Além disso, devolve a integridade do impulso nervoso que sai do cérebro e vai para todo o corpo passando pela coluna.

Benefícios e indicações da quiropraxia

Eliminar as dores de maneira rápida e deixar o sistema nervoso livre de bloqueios, permitindo que o fluxo de impulsos nervosos chegue ao cérebro e a todos os órgãos, tecidos e células do corpo, mantendo a saúde em sua função adequada são os principais benefícios da aplicação da técnica.

Os principais problemas que podem ser resolvidos ou amenizados com a quiropraxia:

- Bruxismo

- Bursite

- Cólicas menstruais

- Dor ciática

- Dor de cabeça

- Dores nas articulações

- Estresse

- Hérnia de disco

- Labirintite

- Lombalgia

- Torcicolo

- TPM

- Zumbido no ouvido, entre outros.


Desvantagens da quiropraxia

Por ser um trabalho altamente específico em cada articulação, quando mal sucedidas, as manobras podem provocar um efeito contrário na musculatura, ocasionando uma maior tensão em volta desses músculos.

Existem/existiam cursos técnicos para públicos leigos de manipulações vertebrais e articulares sem os devidos embasamentos. É lamentável apenas que muitos profissionais que utilizam deste recurso não o façam de forma segura através de avaliações específicas e clínicas individuais sem o mínimo padrão de cuidados. Para se ter um exemplo, existem evidências científicas na literatura que sugerem e discutem o risco de manipulações vertebrais causarem/promoverem o acidente vascular encefálico (AVE/derrame). Não é a forma sobre a ciência em si e, sim, a forma como é aplicada.

Mundialmente, a quiropraxia é considerada tão importante como a medicina convencional e é utilizada por praticamente toda a população em diversos países. Nos EUA, por exemplo, a Quiropraxia faz parte do Sistema de Saúde.

Quando teremos isso aqui o Brasil?

No Youtube 13: Esporão de Calcâneo

$
0
0
http://4.bp.blogspot.com/-p_fHIxsuNFI/TdRxb60ZG-I/AAAAAAAAAYA/cpXOXWKXPUo/s1600/tensao_pre_vestibular_f_008.jpg

A edição de hoje do Vi no Youtube é sobre Esporão de Calcâneo.

O esporão do calcâneo é uma condição óssea degenerativa (artrose ou artrite), constituindo-se de uma espícula óssea que se desenvolve na parte anterior do calcâneo (osso do calcanhar). O calcâneo é o osso de maior tamanho em toda a estrutura óssea do pé e suporta todo o peso do corpo, sofrendo um impacto intenso e constante.

A inflamação pode ser controlada com repouso e gelo local. Mas nos casos em que há resistência, a melhor forma de tratamento é a fisioterapia que oferece exercícios e alongamentos bem específicos para os pés e as panturrilhas. A grande maioria dos pacientes responde muito bem ao tratamento com fisioterapia.

Veja o video:


Pilates e as lesões no ombro

$
0
0
http://www.equilibriofitefisio.com.br/wp-content/uploads/2013/02/ombro.jpg

Estava participando de um bate papo informal com amigas fisioterapeutas quando uma delas atendeu o celular recomendando a prática do Pilates para a recuperação de lesão de ombro da sogra. Leigos podem até achar estranho essa indicação mas a verdade é que o Pilates é uma ótima opção para recuperação total de lesões o ombro.

Leia também
Quando uma pessoa  apresenta uma lesão no ombro, é comum apresentar diminuição de força muscular do Manguito Rotador (um grupo de músculo responsável por movimentos de rotação e ajudam a controlar os movimentos do ombro). E quando os chamados músculos estabilizadores do ombro, não atuam como deveriam, aumenta a compressão na articulação, além da dor e tensão muscular.O ombro não 'trabalha' direito e é para melhorar esse padrão que o Pilates é bem-vindo.
O Pilates, com os seus exercícios, trabalha o recrutamento e fortalecimento da musculatura profunda do ombro, fazendo com que o movimento ocorra com maior controle e sem dor. Além disso, tem os exercícios posturais que buscam o bom posicionamento e alongamento dos demais músculos e trabalho do bom posicionamento das articulações vizinhas (como a coluna cervical e torácica). Isso acontece porque os os músculos estão interligados entre si, por cadeias musculares.
É importante lembrar que o trabalho das áreas próximas a lesão (do caso o ombro), contribui para diminuir a dor no local da lesão. Diminuindo a dor no local da lesão, há a possibilidade do fortalecimento para que futuras cargas compressivas, movimentos repetitivos ou vícios posturais não gerem uma nova lesão.
O ombro é composto por uma série de articulações que juntamente com os músculos e seus tendões permitem uma mobilidade muito ampla do braço. Essa mobilidade pode levar a problemas de instabilidade ou impacto dos tecidos moles resultando em dor. Conversar com o instrutor de pilates é sempre importante para potencializar a prática.

Até a próxima!

Fisioterapia preventiva em idoso em domicilio

$
0
0



A fisioterapia preventiva tem como objetivo criar um programa de “prevenção às quedas”, melhorando a força muscular, equilíbrio, propriocepção, coordenação motora e deve estar aliada com orientações aos pacientes (principalmente àqueles que apresentam comorbidades e que faz uso polifarmacoterápicos) e familiares, sobre fixação de tapetes, instalação de faixas antiderrapantes no piso e barras de suporte no banheiro e em corredores.

Os atendimentos são em sua maioria de pacientes com problemas osteoarticulares, com dor crônica. Também, são atendidos casos neurológicos como seqüelas de AVC, Parkinson, Alzheimer, além de fraturas, pós-operatórios , distúrbios vasculares, entre outros.

Atua na prevenção e reabilitação do idoso com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida. Proporciona melhora da força muscular, melhora do equilíbrio, melhora da capacidade respiratória, melhora da incontinência urinária, da flexibilidade, da dor, da postura, da coordenação e não menos importante, melhora da marcha. Desse modo, as alterações do envelhecimento são minimizadas.

Fisioterapia prolonga a independência de idosos com Alzheimer e retarda a progressão da doença.

Anatomia do tornozelo: ligamentos e musculos

$
0
0


A articulação do tornozelo é formada por três ossos: tíbia, fíbula e tálus. A forma os dois primeiros de uma cúpula que se encaixa no topo da terceira. Permite, nomeadamente, tornando os movimentos para frente e para trás, que são movimentos de flexão e extensão do pé. No sentido lateral, as paradas do maléolo fibular e maléolo tibial, que são os dois apêndices ósseos continuar fíbula e tíbia em ambos os lados, impedindo um movimento completo, mas não permitem o início de rotação lateral.

O talo repousa sobre o calcâneo para formar um conjunto bastante plano, sem muito movimento. A articulação subtalar é uma fonte de conflito e apoiar a transmissão das forças que regem o peso corporal e movimentos finos de estabilidade do pé. Quando a cartilagem se deteriora essa articulação, há uma degeneração das articulações e dor, que por vezes requer cirurgia para suprimir ou aliviar.
Curiosamente, dada a sua importância na geração de lesões esportivas, um apêndice ou cauda no talo. Na parte traseira empurrando o pé como o lugar para chutar uma bola difícil, isso alterna alívio osso, colidiu com a parte de trás da tíbia e do partido. A fratura é tolerável, por vezes, mas outros necessitam de intervenção cirúrgica, a remoção do partido, para permitir que o atleta mantenha em bater uma bola sem sentir dor. Não deve ser confundida com uma variação anatômica, o trígono OS do tálus, que oferece a imagem radiográfica de uma linha de tálus soltas, muitas vezes indistinguível da fratura.

O tálus articula o sentido que leva aos dedos, com o navicular e cubóide, localizado no pé interno e externo, respectivamente. Entre o escafóide ea linha formada pelos metatarsos, são os três pontos. Os metatarsos são bases quase plana e uma cabeça esférica de articulação com as primeiras articulações dos dedos.

Ligamentos

LCL :
A partir da ponta do maléolo lateral foi dividida em três parcelas (talo fibular posterior, fibular anterior e calcâneo talo fibular) lado segurando o tornozelo. Se quebrar, produz rapidamente um grande inchaço que devem reverter o mais rapidamente possível através da aplicação de frio (por exemplo, através de um neoprene polvo) e é muito fácil para o tornozelo para torcer na inversão dos movimentos do pé.

Ligamento deltóide :
Pelo contrário, este ligamento da ponta do maléolo medial e exploração do interior do tornozelo.
Sindesmal ligamentos , sindesmose ou ligamento tibiofibular:
A
marre a porção distal da tíbia e fíbula para mantê-los juntos neste papel que valeram à superfície articular da cúpula do tálus. Seu fracasso coloca muitos problemas. Demora um tempo para cicatrizar e pode deixar seqüelas permanentes de dor e instabilidade necessitando de intervenção cirúrgica. O ligamento conecta dois ossos frontal todos o caminho para a volta de sua união, não só na parte da frente do tornozelo. Então, quando ele quebra, você pode deixar franja pendendo para a dor nas articulações e volta no tornozelo.

Músculos

Músculos extrínsecos do pé :
São responsáveis ​​pelo movimento do tornozelo e do pé. Apesar de estarem na perna, exercendo a sua tracção puxando as inserções ósseas do tornozelo e do pé. Gerenciar os movimentos de dorsiflexão, flexão plantar, inversão e eversão do pé.

musculatura intrínseca do pé :
Eles estão localizados no pé, começar os movimentos do dedo: flexão, extensão, abdução e adução.

flexores plantares :
Tem que puxar o pé para trás. Assim, estão localizados na parte de trás da perna na panturrilha. Eles são o sóleo e os gêmeos com o tendão de Aquiles, que é comum a ambos.

flexores dorsais:
são aqueles que levantar o pé para cima e estão localizados na parte frontal da perna. Eles são o tibial anterior, peroneal terceiro e extensores dos dedos.

Inversores do pe :
As pastilhas tibial anterior no primeiro metatarso e cuneiforme.

Eversores do pé :
Fibular longo e fibular curto é inserido no primeiro cuneiforme e base do primeiro metatarsiano, enquanto o fibular anterior inseridos nas bases do quarto e quinto.

A fáscia plantar :
é uma estrutura anatômica a ser levado em conta, pois, quando inflamado, dá origem à fascite plantar temido, muito angustiante e incapacitante. É uma estrutura que forma o piso do arco plantar e está inserido na porção inferior do calcâneo.

Conheça os benefícios da bandagem adesiva usada no esporte

$
0
0



O Kinesio Taping é uma técnica específica de aplicação sobre e nas adjacências dos músculos para prover suporte articular, normalizar contrações musculares e auxiliar a circulação

A bandagem tem como principal função promover o posicionamento funcional de articulações ou de tecidos por meio das fitas adesivas. O acessório também pode ter ação analgésica, mas isso dependerá do tipo de aplicação e da causa do problema. Para conseguir os efeitos desejados, essas bandagens devem ser aplicadas por especialistas familiarizados com a técnica.

Existem três tipos de bandagens:

1. Esportiva (Athletic Taping) - indicada para lesões agudas e prevenção de lesões, sem benefícios de reabilitação.

2. Biomecânica (McConnell Taping) - usada para promover alinhamento biomecânico de tecidos e articulações para reeducação neuromuscular durante o tratamento fisioterapêutico ou nas atividades do dia a dia.

3. Neuromuscular (Kinesio Taping) - técnica específica de aplicação sobre e nas adjacências dos músculos para prover suporte articular, normalizar contrações musculares e auxiliar na circulação. As bandagens podem atuar no alinhamento articular e muscular, na facilitação sensorial ou até mesmo como placebo. Tudo ainda é pouco claro e muito debatido. Mas o que se observa é uma melhora clínica da função e da dor. Porém, ele ressalta que a técnica não substitui os tratamentos musculoesqueléticos tradicionais.

Normalmente usado em casos de desconforto provocado por pequenas lesões ou disfunções de movimento, os especialistas afirmam que é necessária uma avaliação prévia para que o Kinesio Taping seja aplicado. No caso de um estiramento, por exemplo, para evitar que o músculo se lesione ainda mais, coloca-se a bandagem de forma longitudinal em relação ao músculo, passando pela lesão e gerando uma tensão elástica. De qualquer modo, ainda que a bandagem não trate a lesão, ela proporciona um suporte à região e ajuda o corredor a ajustar o movimento para que não gere mais dor ou piore a lesão.

Vida de Fisio: atuando na Fisioterapia na Neurologia

$
0
0

http://vestibular.blogs.unipar.br/files/2012/11/bkg-home-640x426.png

Já trabalhei em algumas áreas dentro da Fisioterapia. E a área que eu mais tive que ter paciência para esperar os resultados foi na área neurológica. Isso não é uma reclamação, é apenas uma constatação. Além disso, para quem trabalha com pacientes que tem alguma patologias, é preciso ter muita fé no que se está fazendo. Fé e certeza que o que voce está fazendo, mesmo não trazendo resultado imediato, vai trazer benefício a médio e longo prazo.


A fisioterapia neurofuncional auxilia no tratamento de pacientes que têm as funções motoras comprometidas em decorrência, por exemplo, de um acidente vascular encefálico (AVE). Nesse caso, o tratamento baseado em exercícios auxilia na recuperação dos movimentos, da coordenação motora e da própria força do paciente.

Um dos objetivos mais dificeis que acho é fazer um paciente voltar a andar.
Recuperar a capacidade de andar é um processo longo e doloroso. Exige disciplina, paciência e doses cavalares de força de vontade. Isso tudo para alguém que já lida com o trauma de uma cirurgia no joelho, de um AVC, ou de qualquer outro evento que cause limitações de movimentos nas pernas.
Outra coisa que você tem que lidar é com a própria ansiedade do paciente. Fazê-lo entender que a recuperação pode demorar mais tempo do que ele acha e que muitos exercícios que ele faz (e não gosta) está incluído no processo global.

Paciência e perseverança são duas palavras que, definitivamente não podem faltar ao fisioterapeuta que trabalha com neurologia.


Escrito por Daniela Souto, fisioterapeuta e profissional de Educação Fisica, que escreve no  Faça Fisioterapia, no blog da Educação Fisicaa e atua pela Fisioquality 

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone Google+ Ícone Instagram http://www.sergiofasilva.com/static/images/linkedin.png
Viewing all 3044 articles
Browse latest View live




Latest Images